What’s going on au Brésil?, por Marcio Menasce

Exposição de fotografia brasileira em Arles, na França, questiona o que acontece no Brasil e promove financiamento coletivo para imprimir catálogos

Por Marcio Menasce

O que está acontecendo no Brasil? Não, não estamos falando de Copa América. Só o Glenn Greenwald sabe? Que nada, muita gente está no time do “Eu Avisei”. Mas entre o Oiapoque e o Chuí, há mais coisas, Queiroz, do que no sonho da Damares com o pé de Goiaba. E se na terra de Paulo Freire andam controlando o que se fala em sala de aula, vamos à França mostrar os frutos de nosso solo fértil da fotografia. É isso que pretende fazer a exposição coletiva brasileira, “What’s going on au Brésil? “. A mostra fará parte da programação oficial da 50a edição comemorativa do festival “Rencontres d’Arles “, em Arles no sul da França. A exposição será inaugurada no dia 3 de julho e ficará em cartaz na Fundação Manuel Rivera Ortiz até o dia 22 de setembro.

Contando com 12 fotógrafos independentes na exibição, a curadora brasileira radicada em Paris, Ioana Mello, quer agora arrecadar fundos, por meio de uma campanha de financiamento coletivo, para produzir o catálogo da mostra. Assim, os trabalhos expostos poderão ser vistos por mais gente.

“Les Rencontres é um dos maiores festivais dedicados a fotografia e atrai um enorme público internacional. Nosso intuito é aproveitar essa oportunidade para, através dos olhares de 12 fotógrafos, aumentarmos o diálogo com o público internacional sobre os rumos atuais do Brasil. Vamos mostrar diversos temas em voga atualmente no cenário brasileiro que precisam ser ressaltados como os povos indígenas, as questões de gênero, a mulher, a ecologia, a precariedade urbana, os desastres ecológicos, entre outros “, explica Ioana.

“What’s going on au Brésil? ” terá a participação dos fotógrafos brasileiros Ana Carolina Fernandes, Daniel Marenco, Dayan de Castro, Elsa Leydier, Felipe Fittipaldi, Fran Favero, Janine Moraes, Karime Xavier, Luiz Baltar, Pedro Kuperman, Shinji Nagabe, Simone Rodrigues e do Coletivo Iandé de Glaucia Nogueira e Isabel Branco.

“Diante das problemáticas no Brasil atualmente, segue a importância de uma ação internacional para manter núcleos de discussão do nosso sistema político, com debates públicos, legítimos e construtivos. Somos artistas e queremos nos manifestar artisticamente. O momento que estamos vivendo não admite hesitação. Reunidos no festival internacional de Arles podemos chamar a atenção para nosso discurso, nossa arte, nosso olhar e nosso país “, completa Ioana.

A campanha de financiamento coletivo pode ser acessada pelo link: https://benfeitoria.com/arles

©felipe fittipaldi, série_ _rio-sénegal_, 2018_1

Foto: Felipe Fittipaldisérie Ashaninka04_©pedrokuperman_2014_1

Foto: Pedro Kuperman

seriememdesá_bodiesandsouls_1

Foto: Ana Carolina Fernandes

Postes-pássaros

Foto: Janine Moraes

NAGABE_revelacao

Foto: Shinji Nagabe

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s