Música de Câmera: Musik, o álbum de improvisos de William Eggleston

Em outubro do ano passado, William Eggleston, um dos mais importantes fotógrafos do mundo, lançou Musik, um álbum de música eletrônica experimental composto basicamente por improvisos de Eggleston de composições de Bach, Handel e outros temas gospel, country e do cancioneiro americano – incluindo My Bonnie, canção gravada pelos Beatles no início de carreira –, feitos em um sintetizador Korg, comprado nos anos 80.

O álbum foi lançado por um selo de indie rock, o Secretly Canadian (http://www.secretlycanadian.com/). É curioso, ou engraçado, ver Eggleston no site do selo, junto com outras bandas e artistas de nomes engraçados como Eletric Youth, Here We Go Magic, The Horns of Happiness, I Love You But I Choose The Darkness, The War On Drugs e Boxhead Ensemble. Yoko Ono também faz parte do selo.

Segundo Eggleston, a música, mais do que a fotografia, lhe toma hoje mais tempo. “Sonho sempre, quase todos os dias, com trechos de músicas. Quando acordo, corro para o piano, mas não consigo lembrar de nada. Como sonhos, quando eles vão embora, vão mesmo”, afirmou para um repórter do The Guardian que o visitou na comunidade de aposentados onde mora desde a morte da esposa, Rosa, em 2015.

Para lá, Eggleston, 78 anos, levou o piano, um gravador e caixas de som. “Uma das vantagens do lugar é que todos estão surdos e posso tocar a noite toda, se quiser. É o que faço”, disse.

O álbum está disponível no Spotify, e Eggleston toca realmente muito bem. O repórter do The Guardian pergunta se ele não se arrepende de não ter se tornado um concertista.

“Não. Não há em mim o desejo da performance, das apresentações em público. Quando toco, eu realmente estou tocando para mim mesmo. Se amigos estão por perto quando isso acontece, eles geralmente dizem: ‘oh, Bill, isso foi lindo. Eu adoraria ouvir de novo’. E eu digo: bem, isto é um improviso, não é algo que eu tenha escrito. Estava aqui e se foi – como um sonho”.

 

/

Cassiano Viana: Música de Câmera: Musik, o álbum de improvisos de William Eggleston

Cassiano Viana (@vianacassiano) é editor do About Light.

 

About Light – William Eggleston – Musik

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s