Olhares sobre a covid-19, Marco Zero: Praga, por Odair Faleco

Conteúdo apoiado pelo Itaú Cultural

Os primeiros casos de covid-19 na República Tcheca foram confirmados no dia 1º de março. Os três pacientes, tratados em Praga, eram dois homens e uma mulher que voltavam de viagem de lugares no norte da Itália.

“Quando ocorreu a explosão de casos na Itália e depois alguns casos na Austria, eu sabia que era uma questão de tempo para o vírus chegar aqui, já que estava nos arredores”, conta o fotógrafo brasileiro Odair Faléco, que mora, desde 2018, em Praga.

“Quando decretaram a quarentena e o lockdown, estávamos no escritório trabalhando e todos pararam para assistir, na TV, o pronunciamento ao vivo. Depois disso, pediram para que trabalhássemos em casa”, lembra.

A cidade parou. Não havia ninguém nas ruas. Alguns estabelecimentos tentaram abrir, mas foram multados.

“Quando vi tu isso acontecendo, eu pensei que esse é um momento histórico, pode ser, entre aspas, a guerra da nossa geração, é um momento muito marcante para o mundo inteiro e acho que, como fotógrafo de rua eu tenho que documentar isso. Afinal, é isso que os fotógrafos fazem”, diz Odair.

Olhares sobre a covid-19 – Praga – Odair FalecoOlhares sobre a covid-19 – Praga – Odair Faleco 2Olhares sobre a covid-19 – Praga – Odair Faleco 1Olhares sobre a covid-19 – Praga – Odair Faleco 3Olhares sobre a covid-19 – Praga – Odair Faleco 4Olhares sobre a covid-19 – Praga – Odair Faleco 6

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s