As “Figuraças Fashions” de Marcio Vasconcelos

Durante os festejos juninos deste ano, no Arraial de Santo Antônio, na cidade de São Luís (MA), o fotógrafo maranhense Marcio Vasconcelos realizou a série “Figuraças Fashions”.

“Várias figuras me chamavam a atenção pelo modo como se vestiam para assistir ou se apresentar como atração da programação oficial do arraial”, conta o fotógrafo que vem se projetando na fotografia nacional com trabalhos autorais como “Zeladores de Voduns do Benin ao Maranhão”, “Na Trilha do Cangaço: o sertão que Lampião pisou” e “Visões de um Poema Sujo”.

Escolhidas as figuraças – Catirinas, Miolos do Boi, Caboclos de Penas, Performers, Zabumbeiros, Cazumbas, Tapuias e frequentadores do arraial –, Marcio fazia o convite para fotografá-las num beco atrás do palco, que se tornou seu estúdio a céu aberto por uma semana.

“Considero estas figuras fashion por fazer inveja a qualquer estilista do mundo, não só pelo estilo, mas pelo o bordado, pelo bom gosto nas cores, e pelas influências do índio, negro e branco”, explica Marcio.

A série mostra como a indumentária do festejo passa por reformulações.

“Atualizações existem em alguns grupos, que fogem das tradições. Procuro os que têm compromisso com o tradicional e de raiz, mesmo acompanhando a modernidade”, diz.

Veja fotos da série “Figuraças Fashions”, de Marcio Vasconcelos, aqui

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s