Em setembro do ano passado, uma exposição no Centro Cultural Correios apresentou fotografias históricas das avenidas Atlântica, no Rio de Janeiro, e Wangfujing, em Pequim.
As imagens, produzidas em vários tempos por fotógrafos brasileiros e chineses, mostravam um recorte das transformações das duas cidades, em pelo menos
um século de história.
A curadoria da exposição, a cargo de Milton Guran e Wang Weiguang, aprofundou o intercâmbio entre os dois países através e no campo da fotografia, com intercâmbio de autores no FotoRio e no Foto Pequim.
O catálogo dessa exposição – “Rio Pequim – Duas avenidas centenárias ” – será lançado hoje, a partir das 18:30, no mesmo Centro Cultural Correios, com uma conversa sobre “A arte da fotografia chinesa”, em que participam Guran e três convidados chineses: Wang Wieguang, Wang Jianqi e Zhu Hongyu – curadores do Photo Beijing Festival e membros da China Photographers Association Curation Committee.