Turbodemocracia, por Iatã Cannabrava

No meio de tanto desanimo, uma história incrível mostra que o tempo sempre traz formas de olhar para trás e enxergar o passado de outras maneiras. Ou se você preferir e quiser, apontar para um futuro diferente possível.

O curador Marcello Dantas postou recentemente na lista do Fórum Brasileiro Pelos Direitos Culturais esta história sobre arte, tempo, solidariedade e tantas outras definições possíveis daquilo que a cultura pode aportar ao mundo.

“Nos anos 70 Pinochet usou jatos Hawker hunter para atacar ao Palácio de la Moneda onde Salvador Allende se embarricava contra o golpe de estado. Ele usou esses mesmos jatos para atacar civis. Quando ele precisou dar manutenção nos motores desses aviões, Pinochet os enviou a fábrica da Rolls Royce na Escócia. Os técnicos da fábrica porém se recusaram a tocar nesses motores, alegando que eles eram armas usadas para cometer crimes contra civis e contra a democracia. Causando uma paralisação parcial e crescente da Força aérea Chilena. Os técnicos nunca consertaram os motores de Pinochet que teve que comprar novos aviões. Essa demonstração de solidariedade entre pessoas comuns em diferentes países diante de crimes contra a humanidade é parte da peça central que estamos montando com Anish Kapoor no Chile. Em plena praça pública no coração de Las Condes, está uma turbina da Rolls Royce conectada com o espaço expositivo Corpartes logo abaixo. Essa obra super site specific é uma ponta de esperança nesse momento de trevas da América Latina”.

Marcello Dantas – quem não conhece seu trabalho por favor adentre: http://www.magnetoscopio.com.br – é um dos curadores/gestores culturais/empreendedores culturais que tem ajudado a colocar o Brasil no circuito cultural internacional de exposições de grande porte de artistas mundialmente reconhecidos e que fazem diferença quando o assunto é economia e cultura.

E Anish Kapoor… bom melhor cada um conferir http://anishkapoor.com

WhatsApp Image 2019-04-20 at 00.32.04

/
Iatã Cannabrava é fotógrafo, curador e coordenador-geral do Fórum Latino-Americano de Fotografia de São Paulo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s