As fotografias de Dennis Hopper

“My lens is fast and my eye is keen. “*
Dennis Hopper

Dizem que foi James Dean que encorajou Dennis Hopper a fotografar. “I know you’re going to direct some day so learn to take photographs and don’t crop them, use the still full frame”, teria aconselhado o astro de Juventude Transviada. E que foi sua primeira mulher, a atriz Brooke Hayward, que lhe comprou uma Nikon F 35mm, no início dos anos sessenta, como presente de aniversário. A câmera custou, na época, US$ 351.

Durante quase uma década, de 1961 a 1967, Hopper não largava a câmera, tanto que os amigos passaram a chama-lo de “the Tourist”. Tirou 18 mil fotos com ela.

Depois, quando decidiu que não seria domado por Hollywood, e se auto-ejetou da sociedade, comprando uma casa em Taos, no Novo México, passou a fotografar com uma Instamatic da Kodak, que o acompanhava tanto quanto a Nikon F. Trocou de companheira.

Taos, um povoado fincado no sopé das montanhas Sangre de Cristo, ele conhecera durante as filmagens de Easy Rider. Conforme seu desejo, foi lá que foi enterrado.

Em 2010, depois da sua morte, foram encontradas cinco caixas de fotografias onde aparecem Paul Newman, Jane Fonda, David Hockney, Brian Jones, Allen Ginsberg, hippies, prostitutas e Hells Angels.

Foram encontrados ainda registros das manifestações pelos direitos civis nos Estados Unidos, de discursos de Martin Luther King e fotos que Hopper tirava de acontecimentos televisionados como o funeral de John Kennedy e dos foguetes que a NASA lançava no espaço.

” I wanted to document something. I wanted to leave something that I thought would be a record of it, whether it was Martin Luther King, the hippies, or whether it was the artist “, dizia.

Parte desse material foi lançado no livro The Lost Album. A outra parte no livro Drugstore Camera, lançado em 2015.

P.S.: O melhor artigo sobre as fotos de Dennis Hopper foi escrito por Dorrit Harazim (“Dennis Hopper, últimas fotos”, texto publicado na revista Zum e no livro O instante certo).

Nele ficamos sabendo, por exemplo, que:

em Taos é comemorado, no dia 17 de maio, o Dia Dennis Hopper – data do aniversário de Hopper,

e que em seu enterro, o caixão foi baixado durante o pôr do sol, ao som do ronco máximo de motocicletas Harley Davidson.

About Light – Dennis Hopper – Nikon F

 

/

Cassiano Viana (@vianacassiano) é editor do site  About Light

 

Veja galeria com fotos de Dennis Hopper, The Lost Album aqui

Veja galeria com fotos de Dennis Hopper, Drugstore Camera aqui

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s