Robert Capa: “se suas fotos não estão boas o suficiente, você não está perto o suficiente”

Robert Capa (Budapeste, 22 de outubro de 1913 — Thai-Binh, 25 de maio de 1954) costumava dizer que se suas fotos não estão boas o suficiente, você não está perto o suficiente (“If your photographs aren’t good enough, you’re not close enough”).

 

Nascido Endre Ernő Friedmann, um dos fundadores da agência Magnum, junto com Henri Cartier-Bresson e David ‘Chim’ Seymour, em 1947, Capa é considerado o grande repórter fotográfico das guerras, tendo registrado a Guerra Civil Espanhola e sendo o único presente no desembarque das tropas aliadas na Normândia.

 

Cartier-Bresson costumava dizer que a criação da Magnum foi fruto da genialidade e do finíssimo senso de jornalismo e oportunidade de Capa, um otimista, aventureiro, jogador e hedonista:

 

“Quando criamos a Magnum, em 1946, o mundo estava dividido pela guerra, e cada país estava curioso para saber como era o outro”, conta Cartier-Bresson, em uma entrevista de 1973.

 

“No início, ele apostava em corridas de cavalos para pagar nossas secretárias. Uma vez, voltei do Oriente e pedi meu dinheiro. Ele me respondeu: ‘Melhor pegar sua câmera e ir trabalhar. Usei seu dinheiro porque estávamos à eira da falência.'”

 

“Não parece que Capa e Chim morreram. Porque na nossa profissão viajávamos por um ano ou dois e não nos víamos. Fui entender que Capa tinha morrido quando [dez anos depois] vi o livro Images de guerre. Antes disso, para mim ele não estava morto, fazia algum tempo que não o via, só isso”, lamenta Cartier-Bresson.

 

Após o fim da Segunda Guerra, Capa – deslumbrado com Hollywood e o cinema americano – passou a frequentar os estúdios e produções, tendo um romance com Ingrid Bergman.

 

Capa morreu em 1954, enquanto realizava a cobertura da guerra da Indochina

para a revista Life.

 

Robert Capa

/

 

Cassiano Viana (@vianacassiano) é editor do site About Light

 

Veja galeria com as fotos de guerra de Robert Capa aqui

Veja galeria com as fotos coloridas de Robert Capa aqui

Leia poema de Leonardo Marona p/ Robert Capa aqui

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s