21 de outubro de 1996
A todo pessoal da MTV,
Eu gostaria de começar agradecendo a todos pelo apoio que têm me dado nos últimos anos e pelas indicações a melhor artista masculino que muito me lisonjeiam. Sei do tempo dedicado à divulgação dos duetos com Kylie Minogue e P.J. Harvey que constam do meu último álbum Murder Ballads. Então, mais uma vez expresso meus sinceros agradecimentos.
Dito isso, sinto a necessidade de pedir que retirem minha indicação a melhor artista masculino e que quaisquer prêmios e indicações que possam surgir nos próximos anos envolvam pessoas que se sentem mais à vontade com a natureza competitiva dessas cerimônias de premiação. Eu não me sinto. Sempre achei que minha música é única e individual e está além dos territórios habitados por aqueles que reduzem as coisas a meras avaliações. Não estou competindo com ninguém.
Minha relação com minha musa é delicada até mesmo nos melhores momentos e eu me sinto na obrigação de protege-la de influencias que possam afetar sua frágil natureza.
Ela vem a mim com a dádiva da canção e em troca eu a trato com o respeito que ela merece – nesse caso isso significa não submetê-la às indignidades do julgamento e da competição. Minha musa não é um cavalo e eu não estou em nenhum páreo. E, se ela fosse um cavalo, eu não a atrelaria a essa carreta da guilhotina – essa carreta ensanguentada com sua carga de cabeças cortadas e prêmios reluzentes. Minha musa poderia se assustar! Poderia me abandonar!
Portanto, mais uma vez agradeço ao pessoal da MTV o empenho e a energia dedicados ao meu último álbum, agradeço sinceramente, agradeço, mas não… Não, muito obrigado.
Cordialmente,
Nick Cave
/
Obrigado Juliana Krapp, que compartilhou hoje essa carta.