Eustáquio Neves, Tarkovsky, Ítalo Calvino e o tempo dilatado

Para produzir as imagens de Memória do Filme, série que dá nome à exposição hoje em cartaz na galeria cAsA, em Belo Horizonte, Eustáquio Neves utilizou um tempo dilatado durante a exposição do filme, pensando nas cenas dos filmes de Tarkovsky e nos cenários das cidades invisíveis do Ítalo Calvino.

“Acho que é muita bagunça pra cabeça, mas é assim que eu lido com imagem “, ele me diz.

“Desde sempre, acho que posso dizer, sinto uma certa liberdade de lidar com a fotografia e com as artes visuais de uma maneira não ortodoxa, para não dizer profana, aos olhos dos mais conservadores na fotografia”.

Sim. E isso é algo que pode ser constatado nessa mostra, pois ela reúne, além de “Memória do Filme” (2018), outros trabalhos como “Futebol” (1997-98), “Objetização do corpo” (1999), “Máscara de punição” (2004) e “Dead horse” (2008).

Eustáquio explica que, ali reunidas, essas memórias estando lado a lado, não evocam nostalgia e sim um amadurecimento, e mostram a forma de como ele lida com a imagem.

“A retrospectiva faz sentido porque aqui, nessa série nova, aparentemente ela tem um resultado quase naif”, diz. “Acho que isso é resultado de um amadurecimento. Já era tempo né?, rs”, ele brinca, em uma dessas trocas rápidas de e-mails e mensagens que me alegram sempre e tanto.

Eder Chiodetto escreveu um texto lindo sobre a série, finalizando assim:
“Memórias são estilhaços que a fotografia tenta em vão restaurar, enquanto o artista sorrateiramente escreve poemas visuais reunindo acasos, desassossegos e os desvãos da matéria orgânica e fotográfica que habita seu território especular.”

Leia a íntegra do texto de Eder Chiodetto aqui

Veja galeria de fotos de Memória do Filme aqui

 

/
Cassiano Viana (@vianacassiano) é editor do site About Light

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s