Ana Alexandrino: “o que eu amo mesmo é o mistério”

“Um bom retrato se faz com encantamento “, afirma Ana Alexandrino. “É preciso sair do processo fotográfico e acessar sutilezas, buscar a essência do outro e não um tipo”, ensina Ana, uma das fotógrafas mais queridas do Rio, e que mora, desde 2015, em São Paulo.

“Eu gosto de circular. Passei a infância em Recife e já morei em Brasília, Londres e Roma”, conta. “E me sinto muito bem aqui, em São Paulo. É muito estimulante e a vida às vezes parece curta para quem gosta de novidade, como eu”, diz. “Gosto de me achar e me perder”, alerta.

Ana conta que a fotografia entrou em sua vida aos vinte e poucos anos.

“Nessa época, eu viajava bastante com um amigo, para Itaipava, e fazíamos ensaios fotográficos, retratos de nós mesmos, com roupas curiosas e panos que encontrávamos na casa. Ele era o fotógrafo”, lembra. “Era sempre maravilhoso o dia em que ele buscava as fotos reveladas. A gente se divertia demais com as surpresas das imagens. Gostava das escolhas dele, dos ângulos, da opção pelo preto e branco. Tudo era muito mágico “, diz.

Em 2003, Ana ganhou uma dessas câmeras digitais de 4 mega pixels, uma Casio Exilim. “Meu pai foi fotógrafo do Pasquim e sempre me estimulou. Ele tinha várias câmeras analógicas”, diz.

Os primeiros trabalhos profissionais foram em um Festival de Jongo e o catálogo de cerâmicas e quadros da artista Vera Roesler. Isso foi em 2004. “De lá pra cá, fiz retratos de pelo menos 100 artistas”, enumera.

“Existem retratos onde posso criar mais, o que é muito gostoso”, explica. “Tudo depende da solicitação. O 3×4, a fotografia mais direta e objetiva, geralmente vai para agências e mídia, explica.

“Mas no fundo, o que eu amo mesmo é o mistério, as fotos camufladas com a bioquímica e a luz natural”, avisa. “Sou muito atenta ao mundo. Eu gosto das sensações, da tremidinha no plexo solar, quando a mão transpira, o olho acende”.

/

“Ana Alexandrino: o que eu amo mesmo, é o mistério”. Por Cassiano Viana.

/

Cassiano Viana (@vianacassiano) é editor do About Light.

Veja a fotobiografia de Ana Alexandrino aqui.

Veja galeria com fotos comentadas aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s