Tacita Dean, o encontro original, o tempo, o acaso e a medida das coisas

“Percebi que não sei o que significa analógico. Queimo as pestanas tentando encontrar uma definição. Analógico, parece, é uma descrição – uma descrição, de fato, de todas as coisas que me são caras. É uma palavra que significa proporção e semelhança, e é, de acordo com certa explicação, a representação de um objeto que lembra o original; não uma transcrição ou uma tradução, mas um equivalente de forma paralela, continuamente variável, mensurável e material; tudo que podemos quantificar fisicamente é analógico: comprimento, largura, voltagem e pressão.
(…)
Eu não deveria esquivar-me do mundo digital, porque ele é um grande facilitador de imediatismos, da reprodução e da conveniência, e radicalizou nossos tempos de forma indescritível. Contudo, para mim, ele simplesmente não apresenta meios para criar poesia “1.
Tacita Dean

/
Foi Audrey quem me presenteou com “A medida das coisas”, catálogo publicado pelo Instituto Moreira Salles, que em 2013 realizou uma retrospectiva de Tacita Dean. Desde então, me apaixonei pelo seu trabalho, pela sua defesa da gelatina de prata, do analógico e principalmente porque os principais objetos de trabalho da artista inglesa são o tempo, o acaso e a materialidade das coisas.

Na entrevista que Audrey fez com Tacita, durante a montagem da exposição, ela lembra que a película mantém o encontro original: “é você e o filme”. O embate físico, segundo a inglesa – o link para o texto da Audrey, que eu gosto tanto e foi publicado pelo Globo, está no final deste texto meu.

Tacita é uma das fundadoras do savefilm.org, movimento que propõe a manutenção do registro fotográfico e cinematográfico em película.

“Tenho 47 anos, não sou tão velha, mas meu suporte está obsoleto. E, como artista, vou seguir lutando por ele”.

 

1Tacita Dean. “Kodak, 2006 “. Em “A medida das coisas ” (IMS, 2013).

O texto da Audrey:
https://oglobo.globo.com/cultura/tacita-dean-a-arte-da-pelicula-10206329

/

Cassiano Viana (@vianacassiano) é editor do About Light.

IMG_20180105_095946_596

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s