“Esta é uma foto de estúdio. Minha família foi sempre muito mobilizada a favor de uma criação digna para mim, visto que minha mãe me teve quando ainda era solteira e muito jovem. Me vestiam bem. Tenho fotos de estúdio aos seis meses, um ano e sete anos de idade.”
“Nesta foto eu tinha sete anos. Foi tirada durante a minha primeira comunhão. Venho de família católica. A importância dessa foto para mim é que ela é um marco de superação e resistência, pois tive o princípio de paralisia infantil e me recuperei. Sorte que uma coleguinha vizinha, acometida da mesma doença na mesma época, não teve. A foto mostra um pouco da sequela que eu ainda tinha depois do tratamento. O bracinho esquerdo caído e os movimentos limitados.”
“Esta é a fotografia que aparece em meu primeiro RG. Eu tinha 17 anos.”
“Uma foto de excursão, a camiseta com um desenho de foguete que parece mais um caralho. Eu tinha uns 17 anos e morava em Belo Horizonte.”
“Foto com minha primeira câmera. Eu tinha uns 27 anos, na época.”
“Essa foto foi tirada durante a oficina de Fotografia de Autor, administrada pelo fotografo Eduardo Castanho, na escola de Belas Artes da UFMG, dentro da programação do Festival de Inverno dessa mesma universidade.”
/
Eustáquio Neves (@eustaquioneves) nasceu em Juatuba, Minas Gerais, em 1955. É um dos grandes nomes da fotografia brasileira.
Leia artigo de Cassiano Viana sobre Eustáquio Neves aqui.
Caro Cassiano, obrigado pela fidelidade na narrativa, muito sucesso nessa empreitada com a About Light, luz necessários nesses nossos tempos sombrios.
CurtirCurtido por 1 pessoa